Considerado uma tradição, o Presépio de Natal faz, através de uma montagem de peças, uma referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo, tendo o Menino Jesus na manjedoura, como figura central, e apresentando à sua volta lugar e personagens bíblicos presentes neste que é considerado um momento cristão fundamental da história.
Menino Jesus: O filho de Deus, o Salvador da Humanidade, segundo as sagradas escrituras.
Virgem Maria: A mãe do filho de Deus. Do seu ventre, nasceu Jesus Cristo.
São José: É o pai adotivo do Menino Jesus; foi um homem judeu, conhecido como carpinteiro de profissão.
Pastor: Os pastores são homens do campo, que simbolizam a simplicidade do povo, já que Deus acolhe a todos sem se importar com sua condição social. Representam ainda o povo hebreu.
Os reis magos são pagãos que reconhecem pela luz que lhes foi dada (a estrela) a realeza, o sacerdócio e o profetismo de Cristo, simbolizados por seus respectivos presentes: ouro, incenso e mirra. Rei Melchior
A tradição, com o passar dos anos os nomeou: Baltasar, Gaspar e Melchior.
Eles nos lembram que devemos reverenciar a Cristo pelo que Ele é, e devemos dar a Ele o que lhe é justo: nossa vida e adoração. Rei Gaspar
Anjo: O Anjo que anuncia aos pastores e a estrela que conduz os reis magos, é sinal da epifania, no comunicar-se de Deus ao mundo na grande notícia que será dada. Anjo e estrela.
Galo: O galo anuncia a chegada de Jesus numa boa nova.
Burro: O burro simboliza a humildade e os pagãos.
Ovelha: As ovelhas simbolizam além de serem os animais dos pastores querem demonstrar que Jesus veio ao mundo sacrificar-se por nós.
Boi: O boi representa ainda a bondade e a força pacífica e ainda o povo hebreu e o sacrifício.
Confira abaixo os modelos de personagens religiosos em fibra de vidro.
Comments